sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sonhos...com propósito


                                                            Sonhos

Falar de sonhos é algo complicado em nossos dias.
Por que complicado?
Alguns acham que quando a bíblia, fala de sonhos: ela refere-se a realizações ou desejos, pessoais.
Usam, os sonhos de José como texto base, na verdade os sonhos de José, não tiveram nada haver com realizações ou desejos pessoais, como muitos afirmam.
Antes de falarmos de José, vamos primeiro entender o que é sonho, no contexto bíblico.
Apreendi que texto sem contexto é pretexto para heresia.
Não quero falar nada, sem respaldo bíblico.

Qual é o significado dos sonhos, no contexto bíblico?
Essa era uma maneira de Deus comunicar-se com o homem: (Jó33:15-18) Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama, Então abre os ouvidos dos homens, e lhes sela a sua instrução, Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada.

O A.T reconhece que, Deus se comunicava com homens, através de sonhos.

Quer sejam eles Israelitas (1Rs3:5) Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos: e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê.

Ou não (Gn20:3-7) Deus porém veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido.
Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? Não disse ele mesmo: É minha irmã? e ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isso.
E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isso; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso te não permiti tocá-la; Agora, pois restitue a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porem se não lha restituíres sabe que certamente morreras, tu e tudo o que é teu.

Acredito que só aqui podemos entender o que a bíblia tem a dizer sobre sonhos.
Temos outros exemplos, no A.T e N.T mais escolhi esses dois.
Um homem Israelita e outro não.
Para que você possa entender que Deus falava, através de sonhos.

José
Vamos aos sonhos de José (Gn37: 5-9) Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos: por isso o aborreciam ainda, mas. E disse: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo. E eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que vossos molhos o rodeavam, e se inclinaram ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois deveras reinaras sobre nós? Por isso tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras. E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho: e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinaram a mim.

Se você realmente entendeu: O que são os sonhos no contexto bíblico.
Você verá que os sonhos, que José teve, foram sonhos (proféticos).
Confira (Am3:7) Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Por que, sonhos (proféticos) vão ver os sonhos, no contexto da vida de José.
Claro que você conhece toda história:
Então não vamos nos apegar aos detalhes.
Jose é vendido como escravo, vai preso injustamente.
Vamos ao fim da historia de José.

Confira comigo (Gn45:5-8) Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pense mal aos vossos olhos por me haveres vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda terra do Egito.

Veja que declaração maravilhosa José faz (Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento) Podemos começar a entender aqui o propósito de Deus na vida de José.

Assim como Deus dá a José um sonho profético.
Têm uma palavra profética para você (At16:31) Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.
Paulo declara em (Rm8:28) E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.
Algumas versões trazem a palavra (propósito ou vontade).
Vamos ficar com a palavra (vontade).
Qual é a vontade de Deus?
Veja comigo (1Tm2:4) Que quer que todos ao homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Assim como Deus escolheu á José, para usar para salvação do seu povo.
Ele deseja usar você.
Saiba de certo que tudo, irá cooperar para o seu bem.
É o que declara (Rm8:28).
Esse verso fala mais que, benefícios que a bíblia possa trazer, fala de salvação.
Tudo quanto acontecer, em sua vida, vai cooperar para salvação da sua e família.
Assim será na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário