sexta-feira, 3 de junho de 2011

Esperar...


                                             Esperar em Deus
Esperar em Deus é sempre o melhor a fazer.
Seja na espera de um emprego, ou na espera de uma resposta.
Na bíblia encontramos, toda resposta ás nossas, ansiedades ou problemas, dificuldades, que possamos estar enfrentando.
O que mais pega nos jovens, é a área sentimental.
A moça a espera do príncipe encantado, já o rapaz espera sua princesa.
Mas ambos estão ansiosos, quanto seu futuro.
Essa tem sido á área, que o inimigo de nossas almas tem trabalhado.
O que a bíblia tem a dizer quanto á isso?
Nem sempre encontramos essas respostas de forma clara, mas a bíblia tem algo a nos ensinar quanto á isso.
Falei de príncipe e princesa.
Vamos falar de Isaque e Rebeca, conhecemos muito bem essa história, mulheres esperando o Isaque, homens buscando sua Rebeca.
Conhecer essa historia, é diferente de saber como ela aconteceu.
Vejamos (Pv19:14) A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente.
Entendemos que nossos pais, podem nos dar bens, mas que do Senhor vem a mulher ou homem prudente.
Na vida de Isaque, vemos de forma clara esse versículo.
Abraão deixou riquezas bens, para Isaque, mas do Senhor veio Rebeca.
Vamos conferir como foi que aconteceu essa historia de amor, que tanto é comentada por nós.
Confira (Gn24:1-14) E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia abençoado a Abraão em tudo.
E disse Abraão ao seu servo, mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomara para meu filho mulher das filhas dos cananeus no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e daí tomarás mulher para meu filho Isaque.
E disse-lhe o servo: Porventura não quererá seguir-me a mulher a esta terra.
Farei, pois tornar o teu filho à terra donde saíste?
E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar meu filho.
O Senhor, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou,e que me jurou,dizendo: À tua semente te darei esta terra: Ele enviará o seu anjo diante da tua face, para que tomes mulher para meu filho.
Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faça lá tornar meu filho.
Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre esse negocio.
Então o servo tomou dez camelos do seu senhor, e partiu, pois que toda a fazenda de seu senhor estava em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia.
Para a cidade de Naor, E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde ao tempo que as moças saiam a tirar água.
E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão! Dá-me hoje bom encontro e faze benevolência ao meu senhor Abraão!Eis que estou em pé junto à fonte de água, e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água; Seja, pois que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para eu beber; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste a teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que fizeste benevolência a meu senhor. (Gn24:15-21)
E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão,saia com o seu cântaro sobre o seu ombro.
E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro, e subiu.
Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Ora deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
E ela disse: Bebe, meu senhor.
E apressou-se, e abaixou o seu cântaro sobre sua mão, e deu-lhe de beber.
E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para teus camelos, até que acabem de beber.
E apressou-se, e vazou o seu cântaro na pia, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
E o varão estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada, ou não.
Depois de ler todos esses versículos, acha mesmo, que Deus não teve nada haver com isso?
Vamos conferir outro texto semelhante a este. (Jz6:36-40) E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha Mão, como tens dito, Eis que porei um velo de lã na eira: se o orvalho estiver somente no velo, e escuro sobre toda terra, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão,como tens dito.
E assim sucedeu: porque ao outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo: e do orvalho do velo espremeu uma taça cheia de água.
E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim tua ira, se ainda falar só esta vez: rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só no velo haja secura, e em toda terra haja o orvalho.
E Deus assim o fez naquela noite: pois só no velo havia secura, e sobre toda a terra havia orvalho.
Esse paralelo que acabamos de ver, de confirmação que Eliezer e Gideão pedem a Deus: resposta diante de uma escolha, Eliezer precisa levar uma esposa á Isaque, Gideão em seguro pedi confirmação á Deus.
Ambos recebem resposta de Deus.
Essa era uma forma comum pra se saber, se algo era ou não de Deus.
Não podemos usar, o mesmo método em nossos dias.
Imagine um rapaz ou moça, dizendo Senhor será que fulano é pra mim ou não? Precisamos saber que Deus ainda está na direção, se entregarmos nossas vidas, em sua mão Ele estará guardando você em suas decisões. (Is26:3) Tu conservaras em paz aquele cuja mente esta firme em Ti; porque ele confia em Ti.
Quando nossas mentes estão em Deus, Ele nos guarda em nossas decisões.
Precisamos estar em Deus, estar é viver de acordo com sua palavra.
Como então Deus poderá: escolher em nossos dias, como foi nos dias de Isaque?
Sei o que está pensando no livre arbítrio, Deus respeita sua escolha, mas quando estamos em Deus, esperamos que Ele nos - ajude em nossa escolha.
Esperar não é ficar, com um hoje, com outra amanhã.
Deus só tem compromisso, com quem tem compromisso, com Ele, não espere que Deus venha ajudar você, se não á compromisso seu com Ele.
Palavras duras, mas são verdadeiras.
Não precisamos, discutir sobre predestinação ou livre arbítrio, se existe ou não, se é real!
Precisamos esperar em Deus, Nele você saberá o que é melhor!
Vejamos porque esperar em Deus, (1Sm16:7) Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como homem vê, pois o homem vê o que esta diante dos olhos, porem o Senhor olha o coração.
Deus nos conhece, melhor que nos conhecemos. (Jr17:9-10)
Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e perverso:quem o conhecerá?
Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os rins: e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Não tenha duvida, Deus sabe o que é melhor para nos. 

                                                    Apenas algumas observações:
Uma camelo bebe em media 120 litros de água.
Na caravana que Eliezer estava havia 10 camelos.
Rebeca deu de beber a 10 camelos.
Se ela tivesse um pote onde carregasse 10 litros por vez.
Ela fez 120 viajem
Se ela tivesse um pote onde carregasse 5 litros por vez.
Ela fez 240 viajem.
Não foi tarefa fácil para ela.
Nem mesmo ao servo Eliezer; que esperou pacientemente para saber se Deus havia ou não prosperado sua jornada.
Queremos ser aprovados por Deus; mas não queremos passar pela prova.
Estamos interessados apenas em benefícios.






Nenhum comentário:

Postar um comentário